Mocidade de J.E.S.U.S

A Mocidade Metodista Hoje

A Igreja Metodista no Brasil tem seu esquema de liderança que pode ser comparado com a estrutura de presidentes, governadores e prefeitos que conhecemos muito bem. Temos um bispo (presidente do Concílio Geral) que responde pela Igreja Metodista no Brasil: Bispo João Carlos Lopes. E, da mesma maneira, temos uma liderança nacional específica tanto de jovens, quanto de juvenis. Esses líderes são de diferentes regiões do país e são eleitos nos congressos nacionais para comandarem a Confederação Metodista de Juvenis e a Confederação Metodista de Jovens.

Mas, assim como o Lula precisa de governadores espalhados pelo Brasil inteiro, a Igreja Metodista também precisa dos seus líderes. E nosso país fica dividido da seguinte forma:
As regiões metodistas

  • 1ª Região: Rio de Janeiro;
  • 2ª Região: Rio Grande do Sul;
  • 3ª Região: São Paulo capital e Região Leste do Estado;
  • 4ª Região: Minas Gerais (exceto o Triângulo Mineiro) e Espírito Santo;
  • 5ª Região: Interior de São Paulo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e Distrito Federal;
  • 6ª Região: Paraná e Santa Catarina;
  • Região Missionária do Nordeste (REMNE): Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte;
  • Campos Missionários da Amazônia (REMA): Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Juvenis metodistasOu seja, a Igreja Metodista Central em Juiz de Fora pertence a 4ª Região Eclesiástica, que é liderada pelo Bispo Roberto Pontes. E essas regiões também possuem liderança específica de jovens e juvenis. São as federações: Federação Metodista de Juvenis e Federação Metodista de Jovens.

A nossa irmã Mariâni Gomes (Mari Tchê) é Presidente da Confederação de Juvenis .

Jovens MetodistasMas o que é um distrito? São as subdivisões da região. O nosso distrito tem o nome de “Serra da Mantiqueira e Sul de Minas” e é formado por Juiz de Fora, Santos Dumont, Barbacena, São João Del Rei, Varginha e Santa Rita do Sapucaí. Os distritos têm um pastor designado como líder que recebe o título de Superintendente Distrital (SD). O nosso SD, por sinal, é o nosso querido pastor Luiz Rampinelli. E os jovens e juvenis também tem seus líderes e que também são conhecidos como SD`s. O de juvenis é o nosso irmão Pedro Carvalho.

E qual a função dessas divisões todas? Integrar as igrejas metodistas, articular suas programações, contribuir com a formação e consolidação de sociedades e lideranças, e promover a ação missionária das igrejas locais. Tudo isso visando a organização e o bom funcionamento da Igreja Metodista no Brasil.

Inspirado em: www.metodista.org.br