Mocidade de J.E.S.U.S

História

MocidadeDeus tem sonhado grandes planos para nossa mocidade! Isso é indiscutível. As pessoas menos observadoras podem constatar claramente a obra que Ele tem feito em nossas vidas e podem perceber para onde mais ele quer nos levar.

Há menos de 10 anos atrás, passávamos por um período de crise. A sociedade de jovens na IMC-JF beirava a falência com sua escola dominical e suas programações pouco representativas, e a sociedade de juvenis, após um longo período de prosperidade e muitos frutos, também passava por um difícil período de transição que gerava poucas perspectivas.

Mas, assim como na história de Neemias, Deus levantou jovens, juvenis e conselheiros que deram início a um processo de reedificação de nossos “muros”. Pouco a pouco, sementes foram plantadas, barreiras foram destruídas e começávamos a retomar nosso caminho. As escolas dominicais de jovens e juvenis voltaram a funcionar, assim como as reuniões dos juvenis, que, até então, aconteciam às quartas-feiras.

Nessa época, surgiu o sonho de ser criado, também, o culto de jovens, aos sábados. E, pouco depois, os juvenis passaram a sentir a dificuldade da agenda para se encontrarem durante a semana e também migraram para o sábado. A partir daí, uma grande luta foi travada durante anos em favor do culto da mocidade: fizemos o culto de jovens e juvenis separados, depois fizemos juntos, fizemos uma vez por mês, duas vezes por mês, três vezes por mês. Foram várias tentativas, ao longo desses anos, em busca de conseguir consolidar o trabalho.

Os jovens e juvenis tinham vida ativa na igreja através do louvor, coreografia, escola dominical, programações especiais e outras tantas atividades. Mas sentíamos que faltava algo mais.

MocidadeAté que, na segunda metade de 2006, contando com o apoio da pastora Débora Ravagnani, Deus nos conduziu a novos degraus, através de um projeto com objetivos e propósitos bem definidos: o “Projeto Edificai”. Muita coisa já havia sido feita e trabalhada por Deus, mas precisávamos crescer o nosso muro e aparar as brechas. Nesse período, o Senhor desafiou os jovens e juvenis, no Retiro 2007, a abrir mão do seu sábado e juntar forças com a mocidade. A partir de então, passamos a sentir todo o apoio do louvor, som, da mocidade em si e de toda a igreja. Vimos a mão de Deus sobre nós nos levando a lugares mais altos, fortalecendo o que já funcionava e formando o que não existia.

Eis, então, que, entre erros e acertos, tudo o que vivemos ao longo de toda a história nos conduziram a um novo momento, que requer uma nova cara. Um momento em que a liderança, agora contando com a orientação do Pastor Osman Ferraz, sente que é tempo de ousar, sonhar alto e de se entregar totalmente ao Senhor. Primeiramente, queremos ser uma mocidade de Jesus, afinal de contas, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. Se não for isso que nos move, podemos fechar nossas portas. Segundo, queremos que nossos jovens e juvenis possuam características imprescindíveis para sua caminhada de vida e caminhada de fé: entusiasmo, que segundo o dicionário, é um “estado de grande júbilo de alma, atribuído a inspiração divina.” Queremos ver nossa mocidade fortalecida com essa alegria que vem do Senhor, motivada para encarar qualquer batalha; santidade, característica sem a qual NINGUÉM verá o Senhor. Queremos ser santos a exemplo de nosso mestre Jesus que foi santo e que, desta maneira, foi a pessoa que mais impactou o mundo em toda a história; união, pois entendemos que o segundo mandamento não é “amai o próximo como a si mesmo” por acaso. O Senhor nos convida a nunca deixar de nos congregar, a ser suporte do nosso irmão, a carregar os fardos uns dos outros e, na força do Espírito Santo, pagar o preço de ser um só coração no Senhor; por fim, o serviço, pois Jesus não veio para ser servido e, sim, para servir. Então, assim como o mestre, se quisermos ser como o maior, vamos nos tornar dos servos o menor através do envolvimento, do evangelismo, da oração, da acolhida, da disponibilidade, do discipulado, do serviço braçal etc.

Entendemos, também, que é tempo de evangelismo e discipulado. Milhares de jovens e juvenis estão entregando os melhores dias de suas vidas nas mãos do inimigo e não vamos aceitar isso. Nós entendemos que Deus nos tirou da escuridão da nossa vida no pecado através do sangue de seu filho Jesus e nos trouxe para a pureza da nova vida em Cristo. A partir de então, tivemos nossa esperança renovada e a certeza da salvação nas ruas de ouro do céu. Cremos que esse é um direito e uma herança de todos e faremos todo o esforço para apresentar essa linda história a quem tiver a nosso alcance.

MocidadeQueremos ser uma mocidade grande (temos o alvo de 500 jovens no fim do biênio), mas não queremos ser conhecidos como uma mocidade cheia. Queremos uma mocidade avivada, que pula, dança e se derrama na presença do Senhor, mas não queremos ser conhecidos como uma mocidade animada. Queremos ser uma mocidade ativa e que oferece programações de qualidade para que seus membros tenham cada vez mais condições de terem boas amizades e um relacionamento sólido com Cristo, mas não queremos ser conhecidos como uma mocidade de eventos. Nosso objetivo é que, assim como Noé, que viveu em uma época tão difícil quanto a nossa, a ponto de Deus querer começar tudo de novo através do dilúvio, nossos jovens e juvenis possam ser reconhecidos pelo Senhor como JUSTOS e JUSTAS diante dessa geração (Genêsis 7:1b).

Tudo isso nos levou a essa identidade: a mocidade de J.E.S.U.S. !!! Se você é bom observador, já percebeu que tudo que mencionamos acima, está explicitado na logomarca: a quem pertencemos, através do “de Jesus”; as características que queremos alcançar, através da sigla formada pelas letras do nome Jesus e através das figuras; o foco no evangelismo e na certeza do plano de salvação através das cores do nome que pintam as letras do nome de Jesus (preto= pecado, vermelho= sangue de Jesus, branco= pureza, verde=esperança, amarelo=ruas do céu); e o que queremos ser, através do versículo.

É um novo tempo! Tempo de novos desafios, novas batalhas, mas também, com certeza, de muitas vitórias. Se você já tem caminhado conosco, glória a Deus pela sua vida! Queremos você cada dia mais e mais envolvido e sendo uma benção onde quer que você ponha o pé. Se você está chegando, já foi ativo e não é mais, já nos visitou, ou “caiu de para-quedas” aqui nesse site, receba o nosso sincero convite para juntar forças com a gente. Será um prazer conhecer você!

A paz do Senhor Jesus Cristo para todos!